Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > EsPCEx concluiu o Estágio de Atualização Pedagógica de seus Quadros
Início do conteúdo da página

Campinas (SP) –  Nos dias 05 e 06 fevereiro, do corrente ano, a Divisão de Ensino da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realizou o Estágio de Atualização Pedagógica (ESTAP). O ESTAP-2020 teve como objetivos: proporcionar o embasamento necessário do processo ensino aprendizagem, em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional da EsPCEx; familiarizar os novos professores e instrutores com a atual metodologia de ensino da Escola; incentivar a reflexão sobre novos enfoques da prática docente, considerados na perspectiva do processo do ensino orientado por competências e da atual sistemática de formação e graduação do oficial de carreira da linha de ensino militar bélico; permitir um contínuo aperfeiçoamento pedagógico do corpo docente da EsPCEx, com base na reflexão acerca dos paradigmas educacionais desta Escola, objetivando o aprimoramento do ensino; e estimular atitudes direcionadas à visão de futuro da Escola, visando ao desenvolvimento e à capacitação permanente de seus pares.

ESTAP Continuado

O Estágio de atualização Pedagógica continuado, será planejado e conduzido pela Seção de Acompanhamento Pedagógico (SAP), em Ligação com o Corpo de Aluno (CA). Nessa etapa, a SAP abordará conteúdos específicos, por meio de Fóruns Pedagógicos, que visam a estabelecer a necessária manutenção do contato da gestão do ensino com o corpo docente, com o objetivo de discutir aspectos do processo ensino-aprendizagem, refletir sobre assuntos atinentes à Educação Superior Militar, enriquecer as competências de instrutores e professores, capacitando-os a melhor compreender as ferramentas educacionais.

Constituem-se em atividades que agregarão valor às práticas docentes, quando poderão ser convidados professores e conferencistas do meio acadêmico e do Corpo Docente da EsPCEx, para comunicar aspectos fundamentais da Educação e do Ensino, entre outras iniciativas que se mostrem úteis e necessárias para o aprimoramento constante do processo educativo.

No encerramento do ESTAP, o Coronel Espínola, Comandante da EsPCEx, ressaltou que a educação deve ser calcada no ensino com valores. Destacou, ainda, a  necessidade do comprometimento de todos.

Crédito: 2º Ten Douglas

registrado em:
Fim do conteúdo da página