Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > EsPCEx comemorou os 130 anos da Proclamação da República no Shopping Iguatemi
Início do conteúdo da página

Campinas (SP) – No dia 1º de dezembro, a Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em parceria com o Shopping Iguatemi de Campinas, realizou uma Apresentação Musical em comemoração aos 130 anos da Proclamação da República, comemorado em 15 de novembro.

A Proclamação da República

Comemoramos no dia 15 de novembro, 130 anos da Proclamação da República. Desde o descobrimento e Período Colonial, ultrapassamos Tordesilhas, expandimos o território e expulsamos invasores estrangeiros, nascendo em Guararapes, Pernambuco, com o despertar da alma brasileira, o nosso Exército e a nossa nacionalidade. O tempo continuou sua marcha. Estava o terreno devidamente preparado para a Proclamação da República, feita pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889. Novos horizontes continuam a ser abertos e iluminados pelo Cruzeiro do Sul – uma bênção divina para nosso amado País. O Brasil prossegue, a cada presente que vivencia, escrevendo sua gloriosa história como República Federativa independente, livre e democrática.

A Banda

A Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Exército realizou sua primeira apresentação oficial em 29 de outubro de 1946, na então Escola Preparatória de São Paulo, à época com 35 músicos, sob a regência do 1º Ten Juvenal Carneiro.

No decorrer dos anos, foi destacada a participação da Banda de Música no preparo de jovens Alunos para a Academia Militar das Agulhas Negras. Atualmente, a Banda de Música é composta por 27 músicos, sendo 1 Subtenente, 20 Sargentos, 4 Cabos e 2 Soldados, sendo regida pelo Mestre de Música, Subtenente Tomé e tendo como Contra-Mestre, o 1º Sgt Welington.

Além de dar o brilho especial às formaturas e marcar a cadência nos desfiles da Escola e das Organizações Militares da 11ª Bda Inf L, a Banda de Música também é responsável por promover a manifestação artística musical através dos seus acordes, mantendo em sintonia com vários seguimentos da sociedade, atuando junto à comunidade num grande marco cultural da nossa cidade, criando um veículo de comunicação entre o Exército Brasileiro e a sociedade campineira.

Participação Especial

O cantor Wemisson Souza da Silva e o guitarrista Rafael da Silva Amorim abrilhantaram a apresentação com suas vozes.

Na oportunidade, o público presente no Shopping se emocionou e se encantou com um repertório composto por ritmos nacionais característicos da nossa riqueza cultural e musical.

 

Créditos das fotos: Eduardo Rodrigues

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página