Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Guarnição de Campinas comemorou o Dia da Bandeira
Início do conteúdo da página

Campinas (SP) – O Dia da Bandeira foi comemorado pelas tropas da Guarnição de Campinas, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. A solenidade alusiva à Bandeira do Brasil, símbolo síntese dos valores da Nação e de suas riquezas, contou, também, com a presença de integrantes das Organizações Militares pertencentes a 11ª Brigada de Infantaria Leve, caracterizando uma verdadeira aula de civismo e patriotismo.

O hasteamento do Pavilhão Nacional foi realizado pelo Comandante da EsPCEx, o Cel Espínola, e o Subtenente Ubiratan, do 28º BIL, praça de comportamento excepcional,  realizou a incineração de Bandeiras inservíveis para uso.
Militares e civis foram agraciados com medalhas, como reconhecimento  aos bons serviços prestados à Força Terrestre. A cerimônia contou com a presença do Gen Ex Albuquerque, Antigo Comandante do Exército, demais autoridades civis, militares e jovens de escolas da cidade de Campinas.

“Soldados de Caxias, neste dia 19 de novembro, ratificamos com amor e entusiasmo o sagrado compromisso que nos convoca para sempre defendê-la, ainda que com o sacrifício maior de nossas vidas. Eis aqui triunfante e altaneira a tua Bandeira, sempre vitorioso Pavilhão da justiça e do amor!”,  foi a mensagem final da Ordem do Dia do Cmt Ex, lida pelo Comandante da 11ª Bda Inf L, Gen Bda Basto.


A Bandeira do Brasil


No dia 19 de novembro celebra-se o Dia da Bandeira do Brasil. Essa comemoração passou a fazer parte da história do País após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o término do período Imperial (1822-1889), a Bandeira que representava o Império foi substituída.

A substituição da Bandeira Imperial por uma Bandeira Republicana representa as transformações que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de Governo e de governar e do regime imperial para uma República Federativa. Além disso, a nova Bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, como a ideia de um Estado-Nação, o patriotismo e do surgimento de um sentimento nacionalista.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página