Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Programa Forças no Esporte (PROFESP) na EsPCEx
Início do conteúdo da página

Campinas (SP) – A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) comemorou o Dia das Crianças, no período de 8 a 10 de outubro, com as crianças participantes do Programa Forças no Esporte.

As crianças e seus familiares tiveram a oportunidade de participar de várias atividades em conjunto, tais como brincadeiras lúdicas, plantio de árvores, gincanas, palestras e atividades físicas.

Autoridades da cidade de Valinhos participaram das atividades e puderam acompanhar o profissionalismo e dedicação empregados pelos militares da EsPCEx no programa.

O que é o PROFESP?

O PROFESP é um programa sócio-educativo desenvolvido por intermédio de parceria entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Cidadania, tendo como objetivo colaborar com a melhoria da qualidade de vida de jovens de escolas públicas, promovendo a inclusão social por meio da prática de esportes.

Por intermédio dessa parceria, as Forças Armadas acolhem em seus aquartelamentos grupos de estudantes, os quais, no contraturno escolar, recebem aulas de cidadania e de iniciação ao esporte.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) iniciou esse projeto no corrente ano, a fim de despertar, no aluno, valores de civilidade, cidadania, honestidade, responsabilidade e amor à Pátria, além de avivar nesses jovens, a autoestima e a integração social.

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) tem como objetivos geral: democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social de crianças, adolescentes e jovens.

Possui como objetivos específicos:

- oferecer práticas esportivas educacionais estimulando crianças, adolescentes e jovens, matriculados nas escolas públicas, a manterem uma interação efetiva, que contribua para o desenvolvimento integral; oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade; desenvolver valores sociais, cívicos e morais; contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras; contribuir para a melhoria da qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde); e identificar possíveis talentos esportivos no universo dos beneficiados.

A fundamentação pedagógica do PROFESP está pautada na oferta de múltiplas vivências do esporte em suas diversas modalidades, trabalhadas na perspectiva do esporte educacional, voltado ao desenvolvimento integral do indivíduo e ao acesso à prática esportiva, por meio de ações planejadas, inclusivas e lúdicas, como estímulo à vida ativa.

As atividades esportivas oferecidas são de caráter educacional, tendo como objetivo desenvolvimento integral da criança, do adolescente e do jovem, de forma a favorecer a consciência de seu próprio corpo, explorar seus limites, aumentar as suas potencialidades, desenvolver seu espírito de solidariedade, de cooperação mútua e de respeito pelo coletivo.

O processo de ensino-aprendizado é voltado para o estímulo à compreensão da convivência em grupo, das regras necessárias à organização das atividades, da partilha de decisões e emoções, fazendo com que o indivíduo possa reconhecer seus direitos e deveres, para uma boa convivência social.

As atividades complementares consistem em intervenções educacionais, recreativas, artísticas, culturais, de cidadania e outras, definidas pela EsPCEx em seu Planejamento Pedagógico. São temáticas relacionadas ao meio ambiente, saúde, cidadania, valores morais, civismo, vivências culturais, reforço escolar, recreação, e outros, que orientem a formação de conceitos e hábitos educativos, utilizando o esporte como ferramenta de conscientização dos participantes no convívio social sustentável.

O Programa possui como expectativa: a democratização da atividade esportiva educacional; o fomento à melhoria da qualidade pedagógica do ensino de atividades esportivas educacionais e, complementarmente, vivências culturais, de reforço escolar, de cidadania e outras; o diálogo, incentivando a integração dos beneficiados e buscando, assim, desenvolver a consciência social e política das novas gerações; a segurança, incentivando que a prática das modalidades esportivas, no âmbito do Programa, acontecerá com o monitoramento adequado, que resguarde a integridade das crianças, jovens e adolescentes atendidos; e a integração social, onde meninos e meninas serão estimulados a participarem de atividades ligadas à educação, à cultura, à cidadania, ao meio ambiente, ao esporte e ao lazer no município onde moram, conhecendo melhor suas raízes, seu povo e a sua realidade em um ambiente de tolerância e respeito.

A EsPCEx iniciou o Programa com a Prefeitura de Valinhos, recebendo os Alunos da E.M.E.B. Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto. Foram disponibilizadas 80 vagas, ou seja, duas turmas de 40 alunoscom faixa etária entre 11 e 14 anos.

A rotina do programa consiste em chegada na EsPCEx; café da manhã; atividades lúdicas, cívicas, reforço escolar; prática desportiva; higiene pessoal; almoço e partida para o colégio.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página