Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Palestra Missão Militar Francesa
Início do conteúdo da página

Campinas (SP) - A Missão Militar Francesa no Brasil foi contratada em 1919 para atuar tanto na dimensão educacional, quanto no assessoramento ao Estado-Maior.Ela tinha por objetivo a modernização técnica, a renovação e o melhoramento intelectual dos chefes militares brasileiros.

O encerramento ocorreu em 1940. Após mais de 20 anos, reestruturou todo o mecanismo geral do Exército e os órgãos dos Serviços, cuja existência, em tempo de paz, tomava por base a melhor preparação possível para o desempenho do seu papel em caso de guerra, através do mecanismo da Mobilização.

Em comemoração aos 100 anos da Missão Militar Francesa no Brasil a Turma de Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, do corrente ano, recebeu a denominação histórica de “Turma Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil” na tradicional Solenidade de Batismo da Turma e do Juramento à Bandeira, que foi realizada em 10 de agosto.

Como uma preparação para o evento solene, o Clube de História, formado por Alunos desta Escola, motivados e estudiosos da História, realizou uma palestra sobre a Missão Militar Francesa no Brasil abordando os seguintes aspectos: os antecedentes, a escolha da França, as fases e realizações e o legado.

A atividade foi desenvolvida pelo Clube de História que tem como Oficial Orientador o Cel R1 Vannuchi e sua Diretoria é composta pelos seguintes Alunos: Martinelli, Lucena, Nicolas Cunha, de Bonis, Leal, Ferreira, Cordoba e Luiz Otávio.

Encerrando o evento, o Coronel Fabiano Espínola Araujo, Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, ressaltou para os Alunos que a denominação histórica para sempre acompanhará a Turma, permanecendo materializada na Placa da Pérgula Tiradentes. O principal legado da Turma será homenagear a Missão Militar Francesa no Brasil através do trabalho diário em prol do seu Pelotão e da sua Companhia, aperfeiçoando e modernizando o Exército Brasileiro.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página