Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Futuros Cadetes visitaram a AMAN e o CAvEx
Início do conteúdo da página

Campinas (SP) – No período de 24 a 27 de abril do corrente ano, os Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), “futuros Cadetes”, visitaram o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), localizado em Taubaté (SP), e a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).

A visita teve como objetivo conhecer a AMAN e o CAvEx, a fim de verificar a missão, possibilidades e limitações destas Organizações Militares e servir como incentivo para o prosseguimento na carreira militar.

Os Alunos percorreram instalações, puderam verificar a estrutura do CAvEx e sua importância para o Exército Brasileiro, conversaram com os Cadetes na AMAN e tiraram possíveis dúvidas sobre o próximo ano de suas carreiras.

No dia 26 de abril, os Alunos realizaram o primeiro exercício no terreno, ocupando um Posto de Observação (PO), no morro Cadete Edson. Na ocasião, utilizando-se de metodologias ativas de aprendizagem, puderam consolidar os ensinamentos adquiridos em topografia de campanha e orientação.
Ao final do exercício, realizaram uma avaliação em grupo.

EsPCEx, onde tudo começa!

 

AMAN

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é a instituição de ensino superior responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.

Sua história tem início em 1810, com a criação da Academia Real Militar pelo Príncipe Regente D. João, sendo, inicialmente, instalada na Casa do Trem, no Rio de Janeiro, hoje Museu Histórico Nacional.

Ao longo dos seus mais de duzentos anos de existência, a Academia Militar ocupou seis sedes. A partir de 1812, ela passou pelo Largo de São Francisco, pela Praia Vermelha, por Porto Alegre e pelo Realengo, até que, em 1944, ela chegou à Resende. Em 23 de abril de 1951, recebeu sua atual denominação: Academia Militar das Agulhas Negras. Há que se ressaltar que a AMAN teve como seu grande idealizador o Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, militar que implementou uma série de mudanças significativas na formação dos oficiais do Exército na década de 1930 e criou o Corpo de Cadetes, com seu estandarte e uniformes históricos.
Herdeira dos ensinamentos e da tradição bicentenária da Academia Real Militar, é na AMAN que se inicia a formação do chefe militar, em um curso de cinco anos de duração, tendo o seu primeiro ano na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), na cidade de Campinas-SP. Ao seu final, o concludente é declarado Aspirante a Oficial e recebe o grau de Bacharel em Ciências Militares, após ter cumprido uma grade curricular que inclui disciplinas ligadas às ciências humanas, exatas, sociais e militares inerentes às diversas especialidades que integram a Linha de Ensino Militar Bélica do Exército (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e Material Bélico).

CAvEx

A Aviação do Exército (AvEx) é o segmento aéreo do Exército Brasileiro e foi recriada com o objetivo primaz de proporcionar aeromobilidade ao mesmo. Além disso, ela carrega consigo o desígnio de ser um vetor de modernidade para, com isso, constituir-se num pólo de absorção, domínio e difusão de tecnologia e doutrina deste segmento da guerra moderna. Para tanto, a cada dia, a Aviação do Exército vem se desenvolvendo pelo constante aprimoramento técnico-profissional de seus integrantes, pelo adestramento operacional de seus elementos orgânicos e pelo aperfeiçoamento das doutrinas atinentes ao emprego da aviação em prol da Força Terrestre.

O CAvEx está localizado em Taubaté, cidade próspera e de ricas tradições que tão bem acolheu a Aviação do Exército.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página