Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Incorporação dos novos soldados na EsPCEx
Início do conteúdo da página

Campinas (SP) - No dia 9 de março do corrente ano, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realizou a formatura de incorporação de 164 jovens na Companhia de Comando e Serviços (CCSv) da EsPCEx.
A incorporação é o ato de inclusão do conscrito em uma organização militar das Forças Armadas. A partir dessa etapa, os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e com as práticas comuns ao ambiente militar. Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas; adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo; habitua-se aos horários rígidos e, sobretudo, começa a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.
A EsPCEx recebeu para a Seleção Complementar conscritos da cidade de Campinas e sua Região Metropolitana. No período de 29 de janeiro a 02 de março do corrente ano, foram realizadas diversas atividades tais como: revisão médica e odontológica, entrevistas, verificação de aptidão física e testes de habilidades, com a finalidade de incorporar os soldados que prestarão o serviço militar inicial.
Durante o serviço militar, o efetivo incorporado colabora com as atividades de formação do futuro Oficial de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico, missão principal da Escola, bem como executa missões de apoio administrativo e de segurança.
A solenidade foi presidida pelo Comandante da EsPCEx, o Cel Marcus Alexandre Fernandes de Araujo, acompanhado do Comandante da CCSv, o Maj Barreto, do ST Eleandro Casagrande, Adjunto de Comando da Escola, demais militares e familiares dos soldados.
Um dos destaques da cerimônia foi o desfile dos novos militares no Pátio de Formaturas da Escola. Após a entrada, o Cel MARCUS dirigiu palavras de boas vindas aos presentes e realizou a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército.
Encerrando as atividades, o Cel Marcus realizou uma palestra aos novos soldados e seus familiares, abordando temas sobre o Exército Brasileiro e a importância da família na vida do Soldado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página