Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Alunos realizaram a entrada solene pelo portão da EsPCEx
Início do conteúdo da página

Alunos realizaram a entrada solene pelo portão da EsPCEx
 
EsPCEx tem a segunda turma de formação mista

 
Campinas (SP) - No dia 24 de fevereiro ocorreu a entrada solene dos Alunos pelo portão da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Após muito estudo e a aprovação no maior concurso já realizado, os alunos matriculados na Escola “onde tudo começa” (lema da EsPCEx) deram mais um importante passo para alcançar o objetivo de se tornarem oficiais combatentes do Exército Brasileiro.

Abertura dos Portões
Tradicionalmente, o aluno mais novo é o responsável por abrir os portões da EsPCEx juntamente com o Comandante da Escola. Desta vez, foi o Aluno Giovane de Souza Medeiros, de 17 anos que o fez. Os candidatos, um a um, entraram encolunados pelo portão desse Estabelecimento de Ensino em direção ao Corpo da Guarda (túnel de acesso ao prédio principal).

Nessa tradicional solenidade, os Alunos, ainda em trajes civis ou com uniformes dos colégios militares de origem, entraram na Escola individualmente, simbolizando um ato voluntário de eterno compromisso com o Exército Brasileiro, em especial o de honrar as suas tradições, valores, deveres, ética e raízes históricas, incluindo o respeito à hierarquia e à disciplina.  Significou o início de uma carreira dedicada exclusivamente ao cumprimento do dever e à Pátria brasileira.

Após a entrada pelo portão, a turma realizou sua primeira formatura com o uniforme camuflado, na Praça Cidade de Campinas ― EsPCEx. O Comandante Militar do Sudeste, o General de Exército João Camilo Pires de Campos, presidiu a cerimônia e deu as boas-vindas para a turma. Prestigiaram também as atividades do dia, autoridades civis e militares, familiares e amigos dos Alunos, além da sociedade campineira. Na ocasião, cada aluno recebeu, de seu padrinho ou madrinha, a boina azul-ferrete, utilizada pelos alunos das escolas de formação do Exército. Momento de muito orgulho para os familiares, por verem jovens superando muitas dificuldades e alcançando um sonho.

A trajetória

Os Alunos iniciaram a segunda fase do concurso de admissão no dia 23 de janeiro, quando se apresentaram para a realização da Inspeção de Saúde e do Exame de Aptidão Física. Os aprovados nessas etapas eliminatórias foram matriculados para o ano letivo de 2018, que se iniciou com a tradicional aula inaugural, ministrada pelo Coronel Marcus Alexandre Fernandes de Araujo, Comandante da EsPCEx.

 Ao concluir o ano letivo, os Alunos da EsPCEx têm acesso garantido à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) ― Resende-RJ, onde continuarão a sua formação militar por mais quatro anos, quando serão declarados aspirante a oficial do Exército.
 
Para o ano de 2018, foram oferecidas 440 vagas ― 400 para Alunos do sexo masculino e 40 para Alunos do sexo feminino. Este é o segundo ano em que a Escola recebe mulheres em seu efetivo. A primeira turma mista já está no Curso Básico na AMAN.

registrado em:
Fim do conteúdo da página