Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Palestra sobre "Caxias na Guerra da Tríplice Aliança"
Início do conteúdo da página

O Professor Doutor Francisco Fernando Monteoliva Doratioto proferiu uma palestra sobre "Caxias na Guerra da Tríplice Aliança" para os Corpos Docente e Discente, desta Escola, no dia 29 de setembro do corrente ano.

O Professor Doutor Doratioto é Mestre e Doutor em História das Relações Internacionais do Brasil pela Universidade de Brasília (DF), onde é professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História e no Instituto Rio Branco, do Itamaraty. É autor de vários trabalhos acadêmicos sobre o contexto político-militar da Guerra do Paraguai, como os livros “Maldita Guerra” (Companhia das Letras, 2002); “General Osorio, a espada liberal do Império” (Companhia das Letras, 2008); “O Conflito com o Paraguai” (Ática, 1996); “A Guerra do Paraguai” (Brasiliense, 1991) e de capítulos em obras coletivas e de artigos sobre o tema.
O Cel Alexandre de Oliveira Moço, Subcomandante da Escola, explanou sobre a importância dos assuntos abordados na Palestra, com grande detalhamento, para o aprimoramento profissional do Corpo Permanente e para Alunos, futuros Oficiais do Exército Brasileiro.
Conforme a tradição desta Escola, a Aluna Renata Lima Campos realizou o agradecimento ao Prof Dr Doratioto, expressando a importância da palestra esclarecedora sobre a Guerra da Tríplice Aliança, tema integrante do Plano de Disciplinas e da possibilidade de aprofundar o conhecimento da História Militar do Brasil, especialmente para os Alunos em formação na linha de Ensino Superior Militar Bélico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página