Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > EsPCEx homenageia Dia do Exército
Início do conteúdo da página

No dia 19 de abril, as 10h, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, juntamente com a população campineira, realizou as comemorações do Dia do Exército Brasileiro na guarnição de Campinas. Participaram da formatura na Escola, além da própria EsPCEx, as Organizações Militares subordinadas à 11ª Brigada de Infantaria Leve.
Os fiéis soldados de Caxias homenagearam a Força Terrestre, fonte de prestígio e confiança para os brasileiros, em Formatura. Além da presença de Comandantes da Escola de hoje e de sempre, a formatura foi presidida pelo Comandante da Brigada Anhanguera (11ª Brigada de Infantaria Leve), de Generais da região de Campinas e autoridades civis e militares.
Na data festiva, houve ainda condecorações de personalidades civis e militares que, pelos seus anos de serviço e contribuição, receberam as distinções como a de Colaborador Emérito do Exército e a Medalha Militar com passador de ouro.

O Exército de Caxias

“(...) Em nossa história, o episódio de Guararapes reflete emblematicamente esse processo. Em 1645, os líderes luso-brasileiros da Insurreição Pernambucana, inconformados com a presença holandesa na costa nordestina, haviam firmado o compromisso de lutar pela expulsão dos invasores e lançaram um manifesto:

“Nós, abaixo assinados, nos conjuramos, e prometemos, em serviço da liberdade, não faltar a todo o tempo que for necessário, com toda a ajuda de fazendas e pessoas, contra qualquer inimigo, em restauração da nossa pátria (...)”

(...) semearam naquele momento a semente do patriotismo que hoje anima e enche de orgulho cada integrante do Exército de Caxias. Tinha início uma trajetória de mais de três séculos, alternando o sacrifício das lutas pela integridade territorial, integração nacional e defesa da nossa soberania, com a aspereza dos treinamentos no dia-a-dia dos quartéis .”
Na Escola onde tudo começa, realiza-se a reverência ao passado vencedor e iniciam-se os primeiros passos para a renovação do “Exército único e invicto, ‘O Exército da Nação Brasileira’.”

Fonte: http://www.eb.mil.br/documents/16541/7263485/NE+EB+2016.pdf/a642bad6-5b20-4c57-9cd7-40d58629a802

registrado em:
Fim do conteúdo da página