Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação do Estandarte da EsPCEx
Início do conteúdo da página

No dia 31 de março, o Estandarte da Escola Preparatória de Cadetes do Exército foi apresentado, em formatura, aos novos alunos e soldados. Durante a cerimônia, foram apresentados os símbolos e os significados da bandeira da Escola. Presidiu a formatura, o General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, antigo comandante desta instituição de ensino.
O Estandarte, como se conhece agora, teve seu início na Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre (EPPA), que foi o primeiro estabelecimento de ensino preparatório, criado em 1939, e a pioneira na adoção de um Estandarte-Distintivo. Quando as, já extintas, Escola Preparatória de São Paulo e a Escola Preparatória de Fortaleza foram criadas, adotaram, como referência, o modelo do Estandarte-Distintivo da EPPA, e cada uma tinha seu próprio estandarte. Mas, a partir do Decreto n. 44.220, de 31 de julho de 1958, ficou estabelecido um Estandarte-Distintivo único, cheio de simbolismo.
O azul-celeste (símbolo heráldico de lealdade, justiça e nobreza) e o vermelho (cor da vitória, fortaleza e valor) remetem à missão de defender a pátria. O castelo dourado simboliza o ensino, a educação e a construção sólida do conhecimento e do caráter militar. O feixe formado por seis folhas de carvalho, sobre a qual repousam a estrela e o castelo dourado, representa as virtudes e os atributos de caráter. E a estrela de prata representa a aspiração maior do aluno: ser oficial do Exército Brasileiro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página