Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Soldados da Escola realizam treinamento de tiro
Início do conteúdo da página

“Atenção atiradores. Alvos identificados. Atiradores prontos. Alimentar e carregar as armas. Atiradores prontos [aguarda a confirmação dos auxiliares de tiro]. Destravar. Aos alvos em frente, fogo à vontade!”. Sob a ordem do Oficial de Tiro, os 162 soldados da Companhia de Comando e Serviços da Escola Preparatória de Cadetes do Exército realizaram, nos dias 29 e 30 de março, o Tiro de Instrução Básico de Fuzil Automático Leve (FAL) 7,62 mm. Acompanhada por equipe médica e bem sinalizada, a instrução ocorreu no Estande de Tiro do 28º Batalhão de Infantaria Leve, Campinas/SP.

Prevista nas Instruções Gerais de Tiro com o Armamento do Exército (IGTAEx), a atividade tem o objetivo de preparar o soldado, individualmente, para a função a ele intrínseca: “O tiro de fuzil é atividade de fundamental importância dentro do Exército, já que a eficiência operacional de uma tropa está necessariamente ligada à capacidade combativa de cada soldado” ( extraído do Manual de Campanha C 23-1).

Como atividade preliminar para o tiro de fuzil, os soldados realizaram o Tiro de Instrução Preparatório, para aprenderem a realizar a pontaria e, ainda, obtiveram as instruções de segurança para entrar no Estande de Tiro. “Todas as ações são mediante ordem, isso é uma das coisas mais importantes nesta instrução. O soldado deve ter ação automática, mas somente mediante a ordem explícita do superior hierárquico”, resume o 1º Ten Lucas Henrique Brolezzi, Oficial de Tiro.

Para aproximar à realidade que os soldados encontram na guarda ao quartel ou mesmo em combate, o tiro também foi realizado à noite no mesmo Estande.

registrado em:
Fim do conteúdo da página